Brownies



Ingredientes

6 colheres (sopa) de manteiga ou margarina sem sal (85g)
180g de chocolate meio-amargo
1/4 xícara de chocolate ou cacau em pó
3/4 xícara de farinha de trigo
1/4 colher (chá) de fermento em pó
1/4 colher (chá) de sal
1 xícara de açúcar
2 ovos grandes
2 colheres (chá) de essência de baunilha


Modo de Fazer

Pré-aqueça o forno a 170° C. Forre uma fôrma quadrada (de 20cm) com papel alumínio ou vegetal, deixando uma borda de 2 dedos de fora da fôrma. Unte o papel com manteiga, exceto a parte de fora, e reserve.
Coloque a manteiga, o chocolate picado e o cacau/chocolate em pó em uma tigela média à prova de calor, ponha em banho-maria e mexa até o chocolate e a manteiga estarem derretidos. Retire do fogo e deixe esfriar ligeiramente. (Eu derreti no microondas.) Numa outra tigela, misture a farinha, o fermento e o sal. Reserve.
Na batedeira, bata o açúcar, os ovos e a baunilha em velocidade média até a mistura ficar pálida, cerca de 4 minutos. Adicione a mistura de chocolate e bate até ficar bem misturado. Junte a mistura de farinha e bata, raspando os lados da tigela para ficar homogênea. Coloque a massa na fôrma e leve ao forno.
Estará pronto quando puser no centro um palito e este sair com umas migalhas coladas, mas não molhado, após 35 minutos (o meu ficou pronto em 30 minutos). Deixe esfriar ligeiramente na fôrma, mais ou menos 15 minutos. Retire da fôrma puxando pelo papel e deixe esfriar por completo numa grade própria antes de cortar em quadrados.