Pavlova com Frutos Vermelhos - Doce de merengue




Ingredientes  

Merengue

6 claras de ovo grandes

350 gr de açúcar fino

1 colher de chá de vinagre branco

1 colher de chá de farinha maizena



Recheio

600ml de natas

1 colher de chá de essência de baunilha

50 gr de açúcar em pó

200 gr de morangos

300 gr de framboesas

200 gr de mirtilos / blueberry

50 gr de romã (opcional)

folhas de menta para decorar (opcional)

açúcar em pó para polvilhar



Preparação  

Merengue

Pré-aqueça o forno a 160º C / 320F . Forre um tabuleiro grande de ir ao forno com papel vegetal e desenhe um circulo de 30 cm de diâmetro no meio do papel. Desenhe um círculo de 15 cm / 6 in -  de diâmetro no meio do círculo grande, para servir de base à coroa de claras.

Bata as claras de ovo numa tigela grande até formar picos suave quando remove as varas. Adicione gradualmente o açúcar, um pouco de cada vez, batendo com a velocidade máxima até a mistura ficar espessa e brilhante.

À parte junte o vinagre e a farinha maizena, misture até ficar suave e de seguida junte as claras batidas.

Com uma colher vá colocando o merengue na coroa que desenhou no papel.

Quando terminar, com uma colher grande forme um rasto ao longo do merengue, criando uma cavidade onde colocará o recheio.

Leve o merengue ao forno e reduza de imediato a temperatura para 140º C / 284F. Deixe cozer 1 hora a 1 hora e um quarto até a superfície da pavlova ficar dura mas ainda branca. Desligue o forno e deixe a pavlova lá dentro por mais uma hora ou durante a noite para arrefecer e secar.



Recheio

Para fazer o recheio, bata as natas com a essência de baunilha e o açúcar em pó até ficar espessa e forme altinhos quando remover as varas. Verta o creme na cavidade que formou no merengue. Por cima decore com os morangos em pedaços e os restantes frutos vermelhos e algumas folhas de menta. Antes de servir polvilhe com o açúcar em pó.

Esta receita de Pavlova com Frutos Vermelhos baseada na Pavlova de Natal em Christmas Pavlova by Mary Berry.

Nota: Fora da época dos frutos vermelhos pode usar frutos congelados, deixando-os descongelar no frigorifico algumas horas antes de servir.