Filé de salmão ao molho manteiga com ervas e alho



Ingredientes

4 filés de salmão de mais ou menos 200g cada
sal e pimenta do reino a gosto para temperar os filés
azeite de oliva extra-virgem

Molho de manteiga com ervas e alho:
4 colheres (sopa) manteiga
2 dentes de alho médios bem picados ou amassados
1 colher de (sopa) de azeite de oliva
caldo de meio limão (opcional)
sal
pimenta
ervas a gosto. Eu uso cebolinha, coentro ou salsinha bem picadinhos. Você pode usar alecrim, tomilho, sálvia ou outras ervas que combinem com peixes. Outra possibilidade é usar alcaparras. Nesse caso cuidado com o sal.

Modo de Fazer

Tempere o salmão com o sal, a pimenta do reino moída na hora (de preferência) e um fiozinho de azeite. Esquente uma frigideira antiaderente com um pouquinho de azeite e grelhe os filés. Se você tiver um grill é ainda melhor e mais fácil. Casos os filés tenham a pele, deixe-a dourar bem. Fica deliciosa e crocante. Enquanto os filés grelham, prepare o molho.
Numa panelinha ou outra frigideira, coloque o azeite, a manteiga e o alho. Leve ao fogo baixo cuidando para que nem a manteiga nem o alho queimem. O alho deve ficar ligeiramente dourado, numa tonalidade bege clarinha. Adicione as ervas, tempere com uma pitadinha de sal e pimenta do reino. Antes de servir, você pode acrescentar o suco de meio limão. Mas isso é opcional.
Para acompanhar pode ser arroz branco ou batatas souté e uma saladinha verde com tomates cereja.Você pode servir o molho já por cima dos filés ou deixar que as pessoas se sirvam. O molho fica ótimo por cima do arroz, das batatas e até mesmo da salada.Um vinho branco seria a bebida ideal. Serve de 3 a 4 pessoas.