Salmão ao Molho de Limão



Ingredientes
500 gr de salmão em postas ou filet
quanto baste de sal
2 colheres de sopa de azeite de oliva
1 cenoura ralada, em rodelas ou pedaços pequenos
1 cebola cortada
1 dente de alho cortadinho em rodelas ou amassado
1 talo de alho-poró em rodelas (opcional)
1 limão (raspas e suco)
100 ml de vinho branco (1/2 copo)
2 colheres de sopa de margarina ou manteiga
1 colher de sopa de farinha de trigo

Modo de Preparo
Numa panela ao fogo, junte os vegetais: a cebola, o dente de alho, o alho-poró e a cenoura com 1 colher de azeite de oliva. Refogue por alguns minutos.
Junte água até cobrir bem os vegetais. Tampe a panela e deixe ferver bastante, para formar um caldo bem reduzido. Depois, coe e reserve o caldo. Reserve os vegetais que foram coados para servir posteiormente com o prato final.
Numa outra panela, derreta 1 colher de margarina/manteiga. Junte as raspas da casca do limão, o vinho branco e o suco de 1/2 limao. Acrescente o caldo reservado. Inclua em seguida 1 colher de margarina derretida misturada com a farinha de trigo. Mexa bem para dissolver as pelotas e cozinhe ate até o molho reduzir e encorpar. O molho vai ficar com cor amarelada. Reserve. Enquanto isso, tempere as postas de salmão com sal a gosto. Numa frigideira, esquente 1 colher de azeite e, em seguida, grelhe o salmão, dourando-o bem dos dois lados.
Sirva o salmão regado com o molho de limão, acompanhado dos vegetais que foram refogados e cozidos (cenora, cebola, alho, alho-poró ).