Confit de costelinha de porco


Adaptado da Receita do Restaurante Casa da Lica - Embu - SP
Serve 6 pessoas
Tempo de preparo: cerca de 5 horas
Ingredientes
2 kg de costelinha de porco
1 kg de banha de porco ou azeite de oliva
1 xícara (cha) de vinho branco
½ xicara (chá) de oleo
¼ de xicara (cha) de vinagre
3 colheres (sopa) de sal
2 cebolas
1 limao espremido
4 dentes de alho
3 folhas de louro
1 ramo dealecrim, 4 raminhos de tomilho, salsinha e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo
Coloque a costelinha em uma vasilha, corte todas as ripas e tempere com sal e pimenta. Bata no liquidificador o oleo, o vinagre, o vinho, o limao, a cebola e o alho para fazer uma marinada. Despeje sobre a carne, acrescente os ramos de alecrim, tomilho e salsinha e deixe descansar por no minimo duas horas ou de um dia para o outro na geladeira. Depois, derreta a banha em fogo baixo em uma panela larga e de fundo grosso. Coloque as costelinhas com toda a marinada e deixe no forno em temperatura baixa 260F / 130C  por cerca de 3 a 4 horas – ou até ficar bem macia, soltando da ripa. 
Para preparar na hora: Retire a carne (sem o molho) e coloque em uma panela ou no forno (sem gordura alguma) e deixe fritar/dourar um pouco em ambos os lados. Um bom acompanhamento (receitas neste Blog): tomates assados e chutney de manga, para os que gostam de pratos agridoces.
Para guardar para uso posterior: Retire a carne, coe a banha e descarte as ervas. Transfira as costelinhas para uma vasilha de plastico e cubra com a banha fria. Ela pode ficar armazenada nessa gordura, que vai solidificar novamente, por duas semanas guardada na geladeira.