Peru de Thanksgiving/Natal– ‘Good Eats Roast’


Receita cortesia do chef Alton Brown – Revista  ‘Food Network’
Tempo total: 9 hr 45 min.Preparacao:15 min. Forno: 2 hr 30 min.
Rendimento: 10 a 12 porções

Ingredientes
1 peru congelado jovem  (10-16 libras / 4,5-8 kgs)

Para a salmoura:
1 xícara de sal kosher
1/2 xícara de açúcar mascavo claro
1 galao/ 4 litros de caldo de vegetais
1 colher de pimenta preta em graos
1 e 1/2 colheres de chá de pimenta em graos da Jamaica bagas
1 e 1/2 colheres de chá de gengibre cristalizado picado
1 galão / 4 litros de água gelada

Para o tempero aromatico:
1 maçã vermelha, cortada
1/2 cebola, cortada
1 pau de canela
1 xícara de água
4 ramos de alecrim
6 folhas de sálvia
Óleo de canola

Instruções

2 a 3 dias antes de assar:

Começar a descongelar o peru na geladeira ou em um refrigerador mantida em temperatura media. Misture o caldo de legumes, sal, açúcar mascavo, pimenta, frutas vermelhas pimenta da Jamaica, e gengibre cristalizado em uma panela grande em fogo médio-alto. Mexa ocasionalmente e deixe ferver. Em seguida, retire a água salgada do fogo, deixar esfriar e coloque na geladeira.

24 horas antes:

Combine a salmoura, água e gelo em um balde de 5 galões ou em um saco plastico ultra resistente. Coloque o peru descongelado (com as vísceras removidas) do lado do peito para baixo na salmoura dentro do balde ou no saco plastico. O peru devera’ ficar totalmente imerso, cubra e leve à geladeira deixando marinar por cerca de 8 a 16 horas, virando a ave de vez em quando para que o tempero seja absorvido de todos os lados.
Pré-aqueça o forno a 500 graus F/ 260C. Retire a ave da salmoura e enxágüe por dentro e por fora com água fria. Descartar a salmoura.
Coloque a ave em uma grade/rack de assar dentro de uma forma de metal/aluminio e seque com papel toalha.
Combine a maçã, cebola, canela em pau e 1 copo de água em um prato de microondas seguro e microondas em alta por 5 minutos ou no fogo ate’ estiver bem misturado e fervido. Adicionar o tempero aromatico na cavidade do peru, juntamente com o alecrim e sálvia. Coloque as asas por baixo do peru para nao ficarem queimadas/ e cobrir a pele com óleo de canola.
Assar o peru no nível mais baixo do forno a 500F / 260C por 30 minutos.  Retire do forno e cubra todo o peito do peru (fazendo um triagulo) com folha de aluminio dupla (colocar oleo de canola no lado da folha de aluminio que vai tocar no peru, para nao grudar)
Reduzir a temperatura do forno para 350F / 180C. Estar’a pronto quando o termometro atingir 161F / 72C. Um peru de 10-16lb / 4,5-8 Kgs deve exigir um total de 2 a 2 1/2 horas para assar. Deixe o peru, vagamente coberto com papel alumínio ou uma tigela grande por 15 minutos antes de cortar/servir.