Bolo hungaro Dobos de 7 camadas com creme de chocolate

Fonte: Revista ' Food and Whine'

bolo
·         8 ovos, separados, +  3 gemas de ovos
·         500 grs de acucar de confeiteiro (4 copos), + para cobertura
·         1 vagem de baunilha (graos) – cortar no meio e raspar com faca os graos
·         1/2 colher de cha’ de sal
·         1 copo de farinha de trigo
·         2 colheres de sopa de leite

Recheio
·         5 oz / 142 gramas de chocolate amargo,  cortado em pequenos pedacos
·         3 gemas de ovos
·         1/4 copo de acucar
·         pitada de sal
·         1 copo de leite
·         2 colheres de sopa de chocolate em po’ sem acucar
·         5 sticks (1 1/4 lb- 625 gramas) – 2,5 copos - manteiga sem sal, cortados em tamanho de colheres de sopa e amolecidos

Merengue
·         1 copo de acucar
·         3 claras de ovos
·         pitada de sal

 Modo de Preparo: 
1.        FAZER O BOLO -  Forno pre-aquecido 350°F / 180°C e posicione as grades na parte mais baixa do forno. Spray oleo vegetal em 2 formas  12X17-inches ou  5 X 7 cms e coloque papel mateiga no fundo. Spray no papel manteiga tambem.
2.       Coloque as 8 claras de ovos em uma bacia e bater com um mixer ou batedeira. Adicione 2 copos de acucar de confeiteiro, os graos de baunilha e o sal e bater em velocidade media ate’ que o branco dos ovos estiver brilhante, cerca de 5 minutos. Coloque a mistura em uma bacia de tamanho medio.
3.       Utilizar  novamente a bacia da batedeira ou para o mix (limpos). Adicione os 11 gemas de ovos com o restante 2 copos de acucar de confeiteiro, a farinha de trigo e o leite. Bater em velocidade media ate’ que estiver macio, cerca de 3 minutos.  Colocar a esta mistura ¼ das claras de ovos (que estao em outra bacia) e mexer suavemente, Usando a espatula acrescente o restante das claras de ovos batidas e misture suavemente.
4.       Coloque a massa nas 2 duas formas, cerca de 5 copos para cada uma delas. Forno por 12 a 15 minutos, ate’ os bolos estiverem dourados. Coloque para esfriar.
5.        FAZER O RECHEIO-  Colocar os pedacos de chocolate em uma bacia media. Em uma outra bacia media bater 3 gemas de ovos com acucar e sal, cerca de 2 minutos. Em uma outra panela colocar o leite com chocolate em po’ e deixar aquecer ate’ estiver quente. Misture o liquido quente na mistura dos ovos e retorne para a panela para cozinhar novamente com fogo moderado mexendo constantemente ate’ que estiver levente engrossado, cerca de 4 minutos (temperatura atingir 160°F / 70°C). Coloque esta mistura sobre os pedacos de chocolate que estao em outra baica e deixe derreter. Misture bem e deixe esfriar completamente.
6.       Na batedeira ou em um mix/bacia bater a manteiga ate’ esctiver bem cremosa. Acrescente a mistura do chocolate e bater ate’ estiver cremoso.
7.        Espalhe um pouquinho de acucar de confeiteiro no topo dos bolos (utilize as maos ou um pedaco de papel de manteiga). Inverter os bolos em uma superficie de trabalho e retire com cuidado o papel manteiga. Corte cada camada  na transversal em 4 (12 X 4 ¼ inches – 30 X 10,5 cms - por tira). Espalhe nas 6 camadas 1/2 copo do recheio e coloque em uma prato retangular ou prato de bolo. Cobrir com a setima camada do bolo. Guarde a oitava camada para um snack. Cubra o topo e lados com o restante do recheio e coloque para refrigerar por cerca de 2 horas ou de um dia para outro.
8.       FAZER O MERENGUE -  Em uma panela pequena fazer o syrup: misture o acucar com ½ copo de agua e deixe ferver, ate’ atingir 240°F.  Enquanto isso, em uma batedeira ou mixer/bacia, bater as claras de ovos com o sal ate’ formar picos. Batendo em velocidade media, devagarinho acrescenter o syrup quente ate’ estiver bem incorporado, entao bater em velocidade alta ate’ o merengue estiver brilhoso e grosso e as laterais da bacia nao estiverem mais mornas, cerca de 7 minutos.
9.       Espalhe uma camada fina do meringue no topo do bolo e use o restante para fazer um motive decorative no bolo. Os picos dourados sao feitos com uma tocha de fogo (utilizada para fazer creme brulle) - opcional. Refrigerar o bolo por pelo menos 1 hs antes de servir.
10.     Este bolo – Dobos – podera’ ser preparado ate’ o passo 7, e entao refrigerar (ate’ 3 dias) e fazer os passos faltantes um dia anterior ou no dia de servir.