Bolo de limao com cobertura de chocolate branco


SERVE 8-10

INGREDIENTES

Para o bolo:
16 colheres de sopa de manteiga sem sal, em temperatura ambiente/amolecida
2 e ½ copos de farinha de trigo, peneirados
2 e ½ colheres de cha’ de fermento em po’
1  pitada de sal
½ copo de leite
1 colher de cha’ de extrato de baunilha
1 e ½ copos de acucar
2 colheres de sopa de raspas de limao  2 colheres de sopa de suco de limao
4 ovos

Para o recheio:
½ copo de acucar
1 colher de sopa de raspas de limao + 1/3 copo de suco de limao
3 ovos
8 colheres de sopa de manteiga, cortadas em pequenos pedacos, refrigerada

Para a cobertura:
¾ copo de acucar
3 claras de  ovos
20 colheres de sopa de manteiga sem sal, amolecida
2 oz. (1/4 copo) chocolate branco, derretido em banho maria
1 colher de cha’ de extrato de baunilha
1 pitada de sal

Modo de Preparo:
1. Bolo: Forno pre-aquecido 350°F / 180°C. Amanteigar 2 formas redondas de 9” / 23 cm. Misturar a farinha de trigo, fermento em po’ e o sal em uma bacia. Em outra bacia misturar o leite e o extrato de baunilha. Na bacia da batedeira bater a manteiga, acucar, suco de limao e raspas de limao em velocidade media ate’ estiver bem macio, cerca de 3 minutos. Acrescentar os ovos, um a um, batendo bem. Em velocidade baixa, acrescentar os ingredients secos que foram separados anteriormente (farinha, fermento e sal) por alguns segundos ate’ estiverem bem misturados. Em seguida acrescentar a outra bacia que esta’ separada (leite/baunilha), em 2 etapas. Aumentar a velocidade para alta e bater por mais 5 segundos. Dividir a massa em 2 partes e colocar nas formas amanteigadas. Forno por cerca de 25–30 minutos ou ate’ que inserindo um palito no centro saia limpo. Deixar os bolos esfriarem por 20 minutos e remover da forma.

2. Recheio: Em uma panela misture o acucar, raspas de limao, suco de limao e ovos ate’ estiverem bem macios. Coloque a panela em fogo medio; cozinhe, mexa ate’ estiver com consistencia grossa (pudim mole), cerca de 5-10 minutos. Remover do fogo e acrescentar devagarinho a manteiga, misturando ate’ estiver derretida e incorporada.
Reserve, deixe esfriar.  
3. Cobertura: Coloque o acucar e as claras de ovos na bacia da batedeira, em banho maria (agua quente) e deixe ferver ate’ que a mistura chegue a  140°F / 60°C (termometro). Remover a bacia do fogo e bater na batedeira com o batedor para claras em neve. Bater em alta velocidade ate’ formar picos de merenge. Troque o batedor da batedeira pelo normal e acrescente a manteiga amolecida. Bater ate’ estiver macio e bem incorporado. Acrescente o chocolate branco, extrato de baunilha e o sal.

3. Montagem do bolo: Cortar cada bolo no meio (serao 3 camadas de recheio), espalhe o recheio em cada camada. Colocar a cobertura no topo e lateral do bolo. Decoracao a gosto.