FLAMICHE AUX POIREAUX (torta salgada belga)


Rendimento: 1 torta de 9” / 22 cms de diametro
Chef: Savvy Sightseer

INGREDIENTES:
1 massa (receita abaixo)
1 colher de sopa de oleo vegetal
¾ copo de bacon magro ou presunto cortado em pequenos pedacinhos (1/3 lb -160 grs)
2 colheres de sopa de manteiga
3 talos medios de cebolinha/talos / leaks, lavados e finamente cortados  (use somente a parte branca e a verde clara)
4 ovos
1/3 copo + 2 colheres de sopa de leite
½  copo + 2 colheres de sopa de creme de leite / heavy cream
Sal e pimenta a gosto

MASSA:

1 copo de farinha de trigo
¼  colher de cha’ de sal
Pitada de pimenta do reino
8 colheres de sopa de manteiga refrigerada
3 colheres de sopa de agua gelada

Modo de preparo:

MASSA: Misture farinha de trigo, sal,  pimenta do reino e coloque dentro do processador de alimentos junto com a manteiga. Pulse  ate’ formar finas migalhas.

Adicione agua suficiente apenas para moldar a massa, fazer liga. Utilize as maos para auxiliar. Retire do processador e molde em uma superficie com um pouco de farinha formando uma bola. Sove um pouco a massa.  Enrole em um plastico e refrigere por 1 hora.

Enquanto isso: Aquecer o oleo vegetal em uma frigideira ou panela. Frite o bacon ou presunto por  2-3 minutos. Transfira o bacon/presunto para uma bacia. Reserve.

Coloque manteiga em uma panela/frigideira e acrescente a cebolinha. Cozinhe em fogo baixo por cerca de 10-15 minutos ou ate’ que a cebolinha estiver macia, mexendo ocasionalmente. Nao deixe ficar marrom.  Reserve.

Forno pre-aquecido: 425°F / 218°C. Abrir a massa em formato de circulo de  11” / 27,5 cms. Amanteigar levemente uma forma redonda de 9” / 22 cm (preferencia aquelas com aro para facilitar remover a torta). Coloque a massa dentro (fundos e laterais). Com um garfo fure cerca de 30 vezes a massa. Coloque as cebolinhas e o bacon sobre a massa.

Em uma bacia misture/bater com um garfo os ovos, leite e o creme de leite/heavy cream. Tempere com uma pitada de sal e pimenta e coloque sobre a massa. Corte o excesso de massa das laterais. Forno por 40 minutos ate’ estiver marrom claro e cozido.

Servir quente ou em temperatura ambiente.