Bolo de Banana invertido


Fonte: OMG Chocolate Desserts

Ingredientes
Cobertura:
2/3 copos de acucar mascavo
4,5 colheres de sopa de manteiga sem sal, cortada em pedacos
Cerca de  3 bananas fatiadas em  1/4-1/3 inch / 0,5-0,8 cms

Para a massa do bolo:
1/3 copos manteiga amalecida sem sal
¾ copo de acucar
1 e  ½ colher de cha’ de extrato de baunilha
2 ovos grandes
1/3 copo iogurte grego natural ou sour cream
1 copo bananas bem maduras amassadas
1 copo de farinha de trigo
¾  copo de farinha  whole wheat  / integral
1 e ½ colher de cha’ de fermento em po’
1 colher de cha’ de bicarbonato de sodio
1/4 colher de cha’ de sal
½ colher de cha’ de canela em po’

Para  glaze de caramelo:
4 colheres de sopa de manteiga sem sal
4 colheres de sopa de acucar mascavo
4 colheres de sopa de heavy cream / creme de leite
¼  colher de cha’ de sal

Modo de Preparo
·         Forno pre-aquecido 350 F / 175 C. Amanteigar uma forma de  8 x 8 x 2 inch quadrado ou 20x20x5 cms  ou 9X2 in redonda, 23X5 cms. A forma devera’ comportar 8 copos de volume, caso contrario vai transbordar.
·         Espalhe 2/3 de copo do acucar mascavo no fundo da forma juntamente com pequenos pedacos de manteiga (4,5 colheres de sopa). Coloque a forma no forno por  5-7 minutos (ate’ a manteiga estiver derretida).Remover a forma do forno e espalhar a manteiga/acucar mascavo uniformemente. Arrange as fatias de bananas de forma a cobrir todo o fundo da forma. Reserve.
·         Para fazer a massa: Misturar os ingredients secos em uma bacia:  (farinha de trigo e integral, fermento em po’, bicarbonato de sodio, canela em po’ e sal). Reserve.
·         Na batedeira:  bater  1/3 copo de manteiga e  ¾ copo de acucar. Acrescente os ovos e o extrato de baunilha e misture para combinar. Acrescente o iogurte grego e as bananas amassadas e misture novamente.
·         Em velocidade baixa, misture os ingredients secos ate’ bem combinados.  Coloque a massa sobre as bananas (forma reservada) e asse no forno por 30 minutos a 350F / 175C, entao reduza a temperatura para 325F / 160C e asse por mais  25-35 minutos ate’ inserir um palito no centro saia limpo.
·         Deixe esfriar completamente para invertir o bolo na forma de servir. Use uma faca para remover das laterais da forma.
·         Para fazer a glaze de caramelo: Em uma panela combinar a manteiga, acucar mascavo, heavy cream/creme de leite e sal e deixar ferver em fogo medio, mexendo constantemente.  Deixe cozinhar por mais  2-3 minutos, remova do fogo e deixe esfriar por  1-2 minutos. Coloque  2/3 deste glaze sobre as bananas. Reserve o restante  para a hora de servir (aquecer um pouco). Servir com sorvete e nozes quebradas (opcional).