Bem casado


Bem casado 

Fonte: Confeitaria  de Sucesso

Festas de casamento são um banquete para quem ama doces, não é mesmo? São servidos diversos docinhos, bolo e, ao final da festa, os deliciosos bem casados. Quem é que não adora esse bolinho tão leve, fofo e de recheio cremoso? Para melhorar, ele ainda é entregue em um lindo embrulho.
A tradicao do Bem Casado

O bem casado tem origem portuguesa e chegou ao Brasil na época da colonização. É símbolo da união e compromisso do casal e promete sorte e prosperidade aos noivos. Se você vai se casar e quer garantir uma união feliz, a tradição diz que deve-se distribuir esse doce a cada um dos convidados.

bemcasado1

Massa e Recheio do Bem Casado


Composto por dois discos de massa de pão de ló, o bem casado é comumente recheado com doce de leite cremoso ou baba de moça. Alguns confeiteiros utilizam leite condensado cozido ou atendem ao gosto do cliente, que pode escolher entre diversas opções, como geleia de damasco, trufas, ovos moles, doce de leite com nozes, brigadeiro e muito mais. Os noivos também podem escolher entre as opções de embalagem. O papel crepom e a fita de cetim são os materiais mais tradicionais para o embrulho, mas também existem doceiras que sofisticaram a lembrancinha com caixinhas personalizadas, tecidos nobres, rendas, flores e pingentes como medalhinhas religiosas e até cristais.
bemcasado2

Receita de bem casado

Rende 35 unidades
Ingredientes
Massa
  • 4 ovos
  • 4 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • 10 colheres (sopa) de farinha de trigo
Recheio
  • 1 lata de leite condensado ou 1 lata de doce de leite
Calda
  • 2 xícaras (chá) de açúcar de confeiteiro
Modo de Preparo
Massa:
Em uma batedeira, bata os ovos e o açúcar por cerca de 5 minutos, até obter uma massa de consistência leve e fofa. Junte o fermento em pó e desligue a batedeira. Acrescente a farinha de trigo aos poucos, mexendo levemente com um batedor de arame até ficar homogênea . Coloque a massa em um saco de confeitar e pingue porções da massa em uma assadeira untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo, deixando espaço entre elas. Leve ao forno médio-alto (200° C), preaquecido, por cerca de 8 minutos ou até ficar firme e levemente dourado. Retire da assadeira ainda quente e reserve.
Recheio:
Retire o rótulo e o excesso de cola da lata de leite condensado. Em uma panela de pressão, coloque a lata fechada com água suficiente para cobri-la por completo. Tampe a panela, leve ao fogo médio e deixe cozinhar por 20 minutos (contados após início da fervura). Espere sair toda a pressão, abra a panela, retire a lata com cuidado e deixe-a esfriar completamente antes de abri-la. Transfira o conteúdo para um recipiente e misture para ficar homogêneo. Com auxílio de uma espátula, espalhe cerca de 1 colher (chá) do doce de leite sobre um disco de massa reservado e cubra com outro disco, formando um sanduíche. Reserve-os.
Calda:
Dissolva o açúcar em meia xícara (chá) de água morna até obter uma calda grossa. Apoie cada doce reservado em um garfo e, com o auxílio de uma colher, banhe-o com a calda. Deixe secar sobre uma grelha, em lugar arejado, até formar uma casquinha branca de açúcar.
Para embalar:
Antes de embalar, prepare o papel, cortando papel celofane e papel crepom em quadrados de 20 cm. Depois de secos, embrulhe os doces primeiro com celofane, depois com o crepom. Arremate com um laço de fita.
embalarbemcasado
DICAS:
– A massa deve ser levada ao forno o mais rápido possível. Evite demorar muito para assá-la, assim os discos de massa ficarão fofos e macios depois de assados.
– Cuidado com o ajuste do tempo de forno. Em poucos minutos, os discos de massa ressecam e viram biscoitos.
– A calda fica mais fácil de ser manuseada se estiver morna. Você pode deixá-la aquecida em banho-maria para facilitar o banho dos bem-casados.
Congelamento:
Deve ser mantido em congelador por até 3 meses, desde que não tenha sido finalizado com a cobertura (calda de açúcar). Após descongelamento e finalização com a calda, deve ser consumido em até 3 dias.