Bolo do Caco: pão madeirense feito com batata-doce



Fonte: Revista Crescer - Globo

Ele é chamado de bolo do caco porque, originalmente, era assado sobre cacos de basalto, conhecida como "caco", na Ilha da Madeira, em Portugal. Aprenda a fazer!

A Ilha da Madeira, que pertence à Portugal, terra do jogador de futebol Cristiano Ronaldo, guarda vários tesouros gastronômicos. Um deles é o bolo do caco. Já ouviu falar? Apesar de ser chamado de bolo, ele é, na verdade, um pão, redondo achatado, em forma de batata-doce. Por lá, é muito comum ser servido com manteiga de alho. Originalmente, ele é assado sobre uma pedra de basalto, conhecida como "caco", por isso, o nome, mas dá para fazer no forno, aí na sua casa. Quer ver só? Confira a receita:

Ingredientes:
- 1 kg de farinha de trigo;
- 250 g de batata-doce;
- 25 g de fermento biológico;
- 1 litro de água;
- sal à gosto

Modo de preparo:
O primeiro passo é cozinhar as batatas-doces em água até que fiquem bem macias e amassá-las com um garfo. A água em que a batata foi cozida será utilizada, mas antes, deve-se acrescentar sal a gosto.

Depois, misture as batatas-doces amassadas com a água usada no cozimento e o fermento. Acrescente 750 g da farinha de trigo aos poucos, adicionando mais água se necessário. Quando estiver no ponto, a massa, que é um pouco mais mole que a dos pães tradicionais, deve grudar nos dedos.


A massa deve então ser modelada em formato de discos com cerca de 3 cm de altura e 10 cm de diâmetro. A farinha restante deve ser polvilhada em torno deles para que não grudem. Deixe os pães descansarem por cerca de 20 minutos.
Enquanto isso, pré-aqueça o forno em temperatura alta e asse os pães por cinco minutos de cada lado e pronto! Fica uma delícia com manteiga misturada com alho e salsa.