Pastel de Nata - Pastelaria Batalha

Fonte: Pastelaria Batalha - Lisboa -  www.pasteldenataworkshop.com
Receita para 12 Pastéis
* Pode-se utilizar as formas especiais para pasteis de natas ou formais de muffim/ cupcakes.
Ingredientes para a massa folhada:
(ou 1 folha de massa folhada comprada) 
- 175 g de farinha de trigo para bolos sem fermento T55
-   alguma farinha para polvilhar
-   100 ml de água
-   3.5 g de sal
-   125 g de margarina para folhados
(ou 100 g de manteiga sem sal)

Ingredientes para o creme:
-   250 g de açúcar
-   50 g de farinha de trigo (igual acima)
-   1/2 litro de leite meio gordo
-    casca de  um limão
-   1 pau de canela
-   85 ml de gema de ovo (cerca de 5 ovos)

  
COMO FAZER A MASSA FOLHADA:

1.    Coloque a farinha e o sal na amassadeira de pão. Ligue e vá incorporando a água à temperatura ambiente, na velocidade mais lenta. Trabalhe a massa em velocidade lenta durante 2 minutos. Aumentar a velocidade para o máximo e amassar durante 6 minutos mais. Se não tem uma amassadeira, pode fazer tudo manualmente. Simplesmente coloque a farinha e o sal numa tigela e abra um buraco no centro. Despeje a água no centro e comece a amassar - neste caso, será preferível usar água morna. Amasse com as mãos durante 10 a 12 minutos, até obter uma bola homogénea. Tanto com a amassadeira como manualmente, certifique-se que a massa ganhou a elasticidade e textura demonstradas na aula.

2.    Polvilhe uma superfície limpa com alguma farinha e use o rolo da massa para esticar a massa. Estique até obter uma folha de cerca de 1cm de espessura, ou seja, até ter espaço suficiente para colocar a margarina por cima da massa. Lembre-se que deverá usar margarina especial para folhados. Este tipo de margarina pode ser comprada em lojas para profissionais de hotelaria ou pastelaria. Se não tem acesso a este tipo de superfície comercial, recomendamos perguntar na sua pastelaria mais próxima.

3.    Certifique-se de que a margarina está à mesma temperatura da massa, para que não seja muito difícil de trabalhar. De seguida, coloque-a no centro da massa e dobre os lados direito e esquerdo da massa, sobrepondo-se no centro. Este é o momento em que pode descarregar as suas frustrações e usar o rolo para bater na massa com força, para ter a certeza de que a margarina no meio amolece e se começa a envolver com a massa

4.    Estique novamente a massa, até obter uma folha de cerca de meio cm de espessura. Agarre numa ponta da massa para o meio e a outra ponta para cima da ponta inicial - ambas as pontas da massa encontram-se no centro da mesma. Esticar e repetir este passo novamente. No total, deverá dar duas voltas à massa. Assim obtemos o folhado!

5.    Depois de dar duas voltas à massa, estique-a novamente até obter um retângulo. Pincelar a superfície da mesma com água, para que fique pegajosa e facilite o passo seguinte. De seguida, enrole a massa para formar um tubo tipo "chouriço" longo. Se usar massa folhada comprada, pincele-a também com água antes de fazer o rolo.

6.    Envolva o rolo da massa folhada em papel vegetal. Também poderá usar papel de alumínio ou papel siliconizado. Leve ao frio para endurecer e ser mais fácil de trabalhar quando tiver que abrir a massa nos moldes. Se quiser acelerar este processo, pode colocar a massa tapada com papel no congelador, até um máximo de 20 minutos. Se optar pelo frigorífico, a massa deverá permanecer ali pelo menos durante 45 minutos (e até um máximo de 2 dias caso não complete a receita toda no mesmo dia).
  
* Caso optar por usar uma massa folheada:
Abrir a massa e cortar em circulos um pouco maior do que o tamanho da forminha;
preencher a forminha e colocar o recheio. seguir os demais passos.

 INSTRUÇÕES PARA FAZER O CREME:

7.    Coloque o açúcar e a farinha juntos numa tigela e misture bem com as mãos para garantir que não haja grumos.

8.    Coloque uma panela ao lume e leve o leite a ferver, com a casca de limão e a canela.

9.    Quando o leite começar a ferver, reduza a temperatura para o mínimo, para evitar que o açúcar caramelize no fundo da panela. Pode agora adicionar a farinha e o açúcar, enquanto continua sempre a misturar. Após adicionar estes 2 ingredientes, pode novamente subir a temperatura para lume médio, até o creme ganhar consistência. Sabemos que o creme fica pronto quando com a colher fizer uma linha de lado a lado da panela e esta deixar um leve rastro. Se não utilizar o creme todo no dia em que o prepara, pode guardá-lo no frigorífico num recipiente com tampa até 2 dias.

10. Deixe o leite arrefecer (esfriar). Quando estiver frio, misture as gemas e mexa. Não faça isso enquanto o leite ainda estiver quente. Remover a casca de limao e o pau de canela.



MOLDAGEM E COZEDURA:

11. Após retirar o rolo da massa folhada do frio, estique a massa até ficar com o mesmo diâmetro do fundo da forma. Depois, deverá cortar a massa em pedaços com 1.5cm de espessura. Pode ir colocando estes pedaços de massa dentro de cada forma.

12. Não use moldes de silicone, como os habituais para fazer cupcakes ou muffins. Utilize moldes específicos para Pastel de Nata, que poderá comprar na Pastelaria Batalha, presencialmente ou com pedido via email a ser enviado por CTT. Se adquiriu os moldes originais do Pastel de Nata, certifique-se de seguir este procedimento antes de usá-los pela primeira vez: coloque-os vazios e de cabeça para baixo numa bandeja. Levar ao forno pré-aquecido a 250°C, durante pelo menos 45 minutos. Os moldes irão escurecer e ficar prontos para ser usados por mais tempo. Após cada utilização, não os lave para evitar a oxidação. Simplesmente limpe-os com uma toalha de papel ou um pano seco. Quando estiverem muito gordurosos, pode lavá-los com água e uma esponja não abrasiva. Não use detergente nem os coloque na máquina de lavar louça para que os moldes não fiquem enferrujados.

13. Na sua área de trabalho, coloque um pequeno recipiente com um pouco de água para ir molhando o seu polegar. Molhe o polegar e pressione no centro da massa dentro de cada forma. Estique a massa para cima ao longo do molde, como demonstrado na aula, até a massa se sobrepor ao rebordo da forma. É muito importante que a massa fique ligeiramente mais alta do que o rebordo da forma antes de preenchermos a mesma com o creme.

14. Preencha cada molde com o creme previamente preparado. O nível do creme deve sempre ser inferior à borda da forma.

15.Pré-aqueça o forno a 250°C / 482°F (ou o máximo que o seu forno tiver capacidade). Coloque os moldes de Pastel de Nata numa bandeja com suficiente espaço entre cada molde para que o calor possa circular e a cozedura dos pastéis seja homogénea. Na maioria dos fornos, isto significa entre 18 a 20 moldes por travessa. Colocar a travessa no meio do forno. Se tiver um forno de convecção, coloque a velocidade da ventoinha no máximo. Se o seu forno distribuir calor em cima e embaixo, ligue ambas opções. Se possível, escolher a opção de distribuição de calor inferior, superior, mais a ventoinha.

16. Leve os pastéis ao forno. Após 5 a 10 minutos, na metade do processo de cozimento, vire a bandeja para o outro lado para garantir que todos os pastéis ficam cozidos uniformemente. Tente fazer este passo o mais rapidamente possível para evitar perda de calor. Deixe os pastéis no forno entre 6 a 12 minutos mais. O tempo total de cozedura irá depender do tipo de forno, assim como a quantidade de pastéis em cada fornada.

17. Quando finalmente verificar que a superfície dos pastéis começa a ter um aspecto caramelizado e a massa folhada está já dourada, abra novamente o forno, e agite um pouco a bandeja. Se os pastéis balançarem como gelatina, deixe-os por mais um ou dois minutos. Se parecem sólidos, isso significa que estão cozidos por completo e prontos.

18. Retire a bandeja do forno e deixe repousar à temperatura ambiente durante pelo menos 15 minutos antes de desmoldar os pastéis.
  
Passo final:
Polvilhe com canela em pó a gosto e desfrute!